Ortognática padrão III
Casos Clínicos
Cirurgia Ortognática em Pacientes com Padrão Facial III
A cirurgia ortognática para correção do padrão facial III esta entre as mais frequentes que são realizadas. Isto deve-se ao fato que o perfil destes pacientes chamam mais a atenção das pessoas de uma forma geral, sendo “considerados” mais desarmônicos que o perfil do padrão facial II, quando estamos falando de deformidades de menor proporção ou moderadas (Veja o artigo publicado aqui no mês de março no nosso blog sobre o padrão facial II).


Porém, em deformidades mais significativas ou maiores, tanto o padrão facial II quanto o padrão facial III constituem uma condição que incomoda bastante os pacientes no aspecto estético.
Uma situação muito comum em pacientes com padrão facial III é os pacientes acharem que o problema esta localizado na mandíbula (maxilar inferior), ou seja, que a mandíbula é muito “grande”.
Isto pode acontecer, mas a grande maioria destes pacientes apresentam, na verdade, uma falta de crescimento da maxila (maxilar superior), podendo também ocorrer uma combinação de excesso de crescimento da mandíbula com deficiência de crescimento da maxila.