Expansão Maxila

Casos Clínicos

Expansão maxila cirurgicamente assistida

Procedimento para correção da deficiência transversal da maxila em pacientesesqueleticamente maduros. Sua etiologia é multifatorial, podendo estar relacionada à hábitos bucais (sucção não nutritiva, ex: chupeta), sequela de traumatismos, iatrogenias(correção cirúrgica da fissura) e hereditariedade
IOVP - Expansão de Maxila

Ilustração do aumento das interdigitações na sutura palatina mediana com o aumento da idade.
Na infância (A) a sutura não se apresenta com as espículas, que começam a se estabelecer ainda na primeira década de visa (B).
Na adolescência (C) as interfigitações tornam-se mais acentuadas, reduzindo substancialmente os resultados da expandão esqueética de maxila (Fonte: MELSEN).

MELSEN, B a Histological study of the influence of sutural morphology and skeletal maturation onn rapid paatal expansion in children. Trans. Eur. Orthod. Soc, London, p 499-507, 1972

Procedimento para correção da deficiência transversal da maxila em pacientes esqueleticamente maduros. Sua etiologia é multifatorial, podendo estar relacionada à hábitos bucais (sucção não nutritiva, ex: chupeta), sequela de traumatismos, iatrogenias(correção cirúrgica da fissura) e hereditariedade

Os sinais que indicam deficiência transversal da maxila incluem: palato ogival(profundo), arco dentário maxilar estreito, mordida cruzada posterior uni ou bilateral, sendo a bilateral a mais comum, dentes apinhados, girovertidos, vestibularizados e/ou palatinizados e corredor bucal amplo.
 
Pode ser indicada quando o paciente apresenta mais de 5mm de deficiência transversal da maxila e maturação óssea completa, podendo ser um dos passos que antecedem a cirurgia ortognática ou término de um tratamento ortodôntico. Nos casos de deficiência mínima ou moderada, a expansão rápida da maxila: Aumenta o perímetro do arco, permitindo o alinhamento dos elementos dentários apinhados.

Evita a necessidade de extrações de pré molares ou a inclinação excessiva dos incisivos para vestibular.

Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida utilizando distrator palatino

Aparelhos expansoresósseo-ancorados demonstram uma maior efetividade e resultados mais previsíveis, comprovados na literatura. O distrator transpalatalósseo-ancorado, possibilita uma expansão palatal verdadeira, sem inclinações dento alveolares, além de evitar complicações dentárias e haver a possibilidade de utilização em edêntulos. Jacobs&Chung, demonstraram que expansores dento-suportados promovem rotação mesio-vestibular e vestibularização dos dentes de suporte, com um ganho transversal na arcada dentária cerca de 50% maior que na base óssea, o que mascara o ganho real e aumenta as chances de recidiva.

Texto retirado do Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR Vol.11,n.1,pp.24-27 (Jun–Ago 2015)