Apnéia do Sono

Casos Clínicos

Apnéia do Sono ou SAHOS

Síndrome da Apnéia/ Hipopnéia do Sono, ou apnéia do sono, é caracterizada pela ocorrência de episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono.

Apnéia dos sono

É uma doença multifatorial, podendo ser causada pela interação de fatores anatômicos individuais (tamanho das vias aéreas) com outros fatores como hipotonia da musculatura do palato durante o sono.Tratamentos não cirúrgicos convencionais podem ser inaceitáveis ou intoleráveis por alguns pacientes.

Nestas situações, o avanço maxilomandibular que é eficaz no tratamento de pacientes com apnéia obstrutiva do sono moderada ou grave, pode ser uma opção viável.

Sintomas

Ronco
Sono não reparador (paciente acorda com a sensação de que não dormiu o suficiente ou cansado);
Paradas momentâneas da respiração durante o sono presenciadas pelo cônjuge ou outros familiares;
Distúrbios cognitivos como: dificuldade de memória, concentração e atenção;
Fadiga;
Nictúria(paciente desperta várias vezes durante a noite para urinar sem que haja um problema de ordem urológica);
Cefaléia matinal;
Sonolência Diurna Excessiva.

Consequências da SAHOS não tratada:

Maior risco de acidentes de trânsito e de trabalho: acidentes com pacientes com SAHOS é 2 à 3 vezes superior em relação à população normal;
Acidentes ocorrem com maior freqüência nestes pacientes porque eles tendem a apresentar maior tendência para “cochilos” involuntários durante o dia;
Hipertensão Arterial Sistêmica;
Arritmias cardíacas;
Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC); 
Distúrbios Cognitivos: Portadores de SAHOS podem apresentar prejuízo nas funções cognitivas como dificuldade de memória, dificuldade de concentração e déficit de Atenção.